A lista das dez palavras, da qual será escolhida a Palavra do Ano, está disponível para votação até ao próximo dia 31 às 24h00 em www.palavradoano.pt.
As palavras "sustentabilidade", "violência [doméstica]" e "desinformação" lideram a votação para a "Palavra do Ano" de 2019 , anunciou este sábado a Porto Editora, que promove a iniciativa. A lista das dez palavras, da qual será escolhida a Palavra do Ano, está disponível para votação até ao próximo dia 31 às 24h00 em www.palavradoano.pt.
"Duas semanas depois do arranque da votação para a Palavra do Ano 2019, verifica-se haver três a quatro fortes candidatas junto dos portugueses. Neste momento, a eleição é liderada por 'sustentabilidade', secundada pelos vocábulos 'violência [doméstica]' e 'desinformação', praticamente empatadas, estando 'jerricã' a curta distância", lê-se no comunicado hoje divulgado.
A palavra "jerricã" está, nesta data, em 4.º lugar, sendo seguida por "nepotismo", "trotinete", "seca", "influenciador", "lítio" e, a fechar, "multipartidarismo". A editora realça que "esta iniciativa vem sublinhar o poder das palavras ao refletir o quotidiano da sociedade em cada ano: os factos, os hábitos, os acontecimentos, as preocupações coletivas".
O ano passado a eleita foi a palavra "enfermeiro", com 37,8% dos 226 mil votos validados, seguida de "professor". Nos anos anteriores as vencedoras foram "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015), "geringonça" (2016) e "incêndios" (2017).
A palavra vencedora deste ano é conhecida "nos primeiros dias de janeiro".
"Sustentabilidade" lidera votação para Palavra do Ano em Portugal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.