Os guardas apuraram que o incêndio tinha sido provocado por chama direta, através da utilização de um isqueiro que se encontrava na posse do indivíduo.
Um homem de 55 anos foi detido esta terça-feira pelo crime de incêndio florestal com recurso a um isqueiro, na zona de Vila Marim, concelho de Mesão Frio, anunciou a Guarda Nacional Republicada.
Incêndio em Vila Real e Mondim de Basto queima cerca de 3.000 hectares na serra do Alvão PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
A GNR de Vila Real disse, em comunicado, que na sequência de uma denúncia relacionada com um incêndio florestal, na localidade de Vila Marim, na serra do Alvão, os militares desenvolveram diligências policiais que permitiram identificar e intercetar o suspeito.
Os guardas apuraram que o incêndio tinha sido provocado por chama direta, através da utilização de um isqueiro que se encontrava na posse do indivíduo.
A detenção aconteceu pelas 02h00, numa altura em que já estava em curso um incêndio na serra do Alvão, que teve início às 20:46 em Quintelas, em zona próxima de Vila Marim, e que entrou em fase de resolução às 10h50 de hoje.
A GNR disse que o suspeito foi detido e o isqueiro apreendido.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.
A Guarda Nacional Republicana disse que se mantém vigilante na prevenção e combate aos incêndios rurais, contribuindo ativamente para a responsabilização criminal dos seus autores e para a proteção de pessoas, bens e do património natural.
A serra do Alvão, em Vila Real, foi atingida já por um grande incêndio entre 02 e 13 de agosto que se alastrou a Mondim de Basto e queimou 6.000 hectares, cerca de 1.500 dos quais no Parque Natural do Alvão (PNA).
No concelho de Vila Real, o fogo impactou sete freguesias e 30 localidades.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."