A fábrica de componentes automóveis Preh garante que a situação está controlada. Empresa emprega cerca de 1.200 pessoas residentes na Trofa e concelhos vizinhos.
A fábrica de componentes automóveis Preh, localizada na Trofa, tem 12 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e cerca de 70 pessoas estão em casa em quarentena, disse hoje à Lusa fonte da administração da empresa.
"A situação está controlada e mantemos contactos diários e permanentes com o delegado de saúde local, seguindo todas as orientações da DGS [Direção-Geral da Saúde]. O foco foi detetado e está muito associado a uma linha específica de produção", disse o gerente da Preh, António Lima.
São 12 os casos confirmados e "cerca de 70 pessoas estão em casa", acrescentou o responsável.
António Lima especificou que, de acordo com dados trocados segunda-feira "ao final do dia" com a delegação de saúde de Trofa/Santo Tirso, "pouco mais de 30 já receberam resultado do teste que é negativo", enquanto "12 a 15 aguardam o resultado" e "cerca de 30 vão ainda fazer teste".
"[A realização do teste] é algo coordenado com o delegado de saúde e toda a nossa atuação está a obedecer a critérios da DGS. Mantemo-nos serenos para nos focarmos na resolução do problema", referiu António Lima.
A Preh emprega cerca de 1.200 pessoas residentes na Trofa, no distrito do Porto, e de concelhos vizinhos.
António Lima destacou que "desde março" a empresa implementou planos de contingência e que uma das medidas obrigatórias é o uso de máscara e viseira nos postos de trabalho.
"O desconfinamento global foi muito rápido. Na empresa, temos vindo a relembrar os colaboradores das normas e pedimos que cumpram. Estamos a monitorizar os colaboradores que estão em confinamento em casa também através do departamento médico da própria fábrica", descreveu o responsável.
Na segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadores, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte) exigiu "medidas imediatas" para fazer face a este surto de covid-19, bem como a "garantia dos direitos de todos os trabalhadores".
Hoje, António Lima frisou à agência Lusa que "a situação está controlada" e que a administração está focada em "preservar a continuação da empresa".
"Estamos muito empenhados em salvaguardar a saúde e os direitos das pessoas", concluiu.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 733 mil mortos, incluindo 1.759 em Portugal.
De acordo com o boletim mais recente da DGS, a Trofa regista 154 casos de infeção pelo novo coronavírus.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Surto de Covid-19 em empresa na Trofa: 12 casos confirmados e 70 pessoas em quarentena
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.