Sábado – Pense por si

Sou sexy. Votas em mim?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 26 de novembro de 2023 às 10:00

Pedro Nuno Santos é “gatinho” nas redes sociais. Isso conta? Um estudo de 2013 revela que políticos com “imagem cuidada” são mesmo mais persuasivos.

Antes de se estrear no comentário da SIC, Pedro Nuno Santos foi ao barbeiro. “Ele queria suavizar a imagem, não ter a barba tão cerrada”, conta fonte próxima do socialista. Após sair de cena como ministro das Infraestruturas, regressou aos holofotes ao assumir o seu lugar como deputado e comentador televisivo – e com a demissão prematura de António Costa, anunciou a sua candidatura à liderança do PS no dia 13 de novembro. Uma semana depois, muda a sua fotografia de perfil nas redes sociais. Nos comentários à fotografia, acumulam-se os piropos ao candidato socialista: “que charme”; “gatinho”; “as minhas pernas até tremeram”, lê-se em vários. Luís Paixão Martins, guru de comunicação do PS, escreveu que Pedro Nuno santos tem “carisma”, coisa que não se compra, ou se tem, ou não se tem. José Miguel Júdice, ao comentar a corrida interna no PS, disse no seu espaço de comentário na SIC que há políticos mais adequados para um fim de semana romântico, outros “para casar”. Mas, afinal, o sex appeal pode render votos nas urnas?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.