NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu afirmou que a autarquia vai apresentar uma queixa-crime contra o deputado municipal socialista que fez as acusações.
O presidente da Câmara Municipal deViseuassumiu hoje, na assembleia municipal, que a autarquia vai apresentar uma queixa-crime contra um deputado municipal socialista por este ter dito que o autarca "gasta [dinheiro] (...) para benefício de privados".
"É só para anunciar publicamente que a autarquia irá processar criminalmente o senhor deputado e que, com base nesta frase, vai pedir um extrato da ata e, a autarquia, porque é a autarquia que está em causa, vai apresentar uma queixa-crime contra o senhor deputado", anunciou António Almeida Henriques (PSD).
Em causa está uma declaração do deputado socialista e diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, Gonçalo Ginestal, que, a propósito das obras de requalificação do IP3, lembrou que, enquanto o autarca foi secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, "nem um grão de areia" foi para a via.
"Mas já estamos habituados. O senhor gasta, gasta, mas não é em obra, aliás, quando gasta é sobretudo para benefício de privados onerando os viseenses", acusou Gonçalo Ginestal.
De imediato, o autarca pediu ao deputado para ir ao microfone "dizer onde é que o executivo gasta dinheiro para benefício de privados, ou então se retira a frase e se pede ao senhor presidente da assembleia que retire isto da ata", com a ameaça de que, se não o fizesse, pediria "um extrato desta ata" para "enviar para o Ministério Público".
"Sou eu que vou enviar para o Ministério Público para que o senhor vá a tribunal responder por uma frase que fez aqui e dizer onde é que o presidente da câmara, ou os seus vereadores, gastam para benefício de privados", reagiu o autarca.
Gonçalo Ginestal usou da palavra, mas não para retirar o que disse, mas sim para explicar o que havia dito, minutos antes, na sua intervenção na sessão ordinária da assembleia municipal.
"Tudo aquilo que eu não queria era ofender a sua honra, como deve calcular, não é isso que eu desejo. O que é factual e nós temos um programa camarário, que é o Viseu Investe, tem os critérios que tem de atribuição de apoios à fixação de empresas no concelho de Viseu e é a esse nível, enquadrado aí, que os apoios existem para privados", explicou o deputado municipal.
Gonçalo Ginestal, depois de "enquadrar devidamente a questão", acrescentou ainda que "dentro do programa Viseu Investe é preciso, se calhar, criar outros mecanismos de maior transparência e outros critérios, com a maior transparência, para que esses apoios possam ser dados".
A resposta não satisfez António Almeida Henriques, que manteve a posição de apresentar uma queixa-crime e lamentou "que a sua arrogância não o leve a retirar a frase", uma vez que, no entender do autarca, "era tão simples como isso, ir ao microfone e dizer: eu retiro a frase, que fui infeliz".
"É inadmissível para uma pessoa, ainda para mais com as responsabilidades políticas que tem, de nomeação pelo Governo para o cargo em que está no centro de emprego, e lamento que a sua arrogância não o leve a retirar a frase", rematou o autarca.
Socialista acusa autarca de gastar dinheiro para beneficiar "privados"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.