Sábado – Pense por si

Sociais-democratas denunciados por elogiar sufrágios antidemocráticos

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 24 de setembro de 2023 às 18:00

Sociais-democratas foram observadores de sufrágios antidemocráticos. Duarte Pacheco foi denunciado por ter elogiado eleições na Rússia. Mário David fez o mesmo no Azerbaijão.

Numa Donetsk ocupada pelas forças russas, o deputado municipal do PCP em Coimbra, Manuel Pires da Rocha, foi observador nas eleições convocadas este mês – e encontrou “atmosfera de liberdade”. Mas não é o único português a elogiar sufrágios em países de democracia questionável. Nos últimos sete anos, o deputado Duarte Pacheco e o ex-eurodeputado Mário David foram observadores em idas às urnas na Rússia e no Azerbaijão, autocracias cujos chefes de Estado permanecem no poder há décadas. E, em contraste com as críticas de plataformas internacionais que escrutinam atos eleitorais, ambos elogiaram os sufrágios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.