Sábado – Pense por si

Sismo de 4,4 na escala de Richter na ilha do Faial

O abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores às 06h22 locais (07h22 em Lisboa).

Umsismocom magnitude de 4,4 na escala de Richter foi sentido, esta terça-feira, perto da freguesia do Capelo, na ilha doFaial, grupo central dos Açores, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do arquipélago.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adianta que o abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 06h22 locais (07h22 em Lisboa).

O sismo com magnitude 4,4 na escala de Richter teve epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) em Feteira e Castelo Branco, concelho de Horta (ilha do Faial).

O abalo foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Matriz, Angústias, Conceição e Ribeirinha, concelho de Horta (ilha do Faial), e nas freguesias de Santo António e São Roque do Pico, concelho de São Roque do Pico (ilha do Pico).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível IV e V da escala de Mercalli, significa uma intensidade moderada a forte. Com esta intensidade, os objetos, janelas, portas, carros baloiçam e podem ser derrubados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres