Sábado – Pense por si

Seca: Agricultores algarvios realizam hoje marcha lenta na EN125

Lusa 08 de março de 2024 às 07:49
As mais lidas

A concentração está marcada para as 9h no campo de futebol de Boliqueime, no concelho de Loulé, e a marcha lenta será feita na EN125, entre as 10h e as 14h, entre as rotundas de Maritenda e das Quatro Estradas.

Os agricultores algarvios realizam esta sxta-feira uma marcha lenta na Estrada Nacional (EN) 125, entre Boliqueime e Almancil (Loulé), para reivindicarem o aumento da capacidade de armazenamento de água na região, em situação de alerta devido à seca.

Miguel Pereira da Silva/Lusa

A manifestação foi convocada pela recém-criada Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve (CSHA), que pretende, nas vésperas das eleições legislativas de domingo, apresentar algumas reivindicações que considera urgentes para o setor, dirigidas ao próximo Governo.

Entre as reivindicações que a CSHA quer entregar à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve e ao próximo Governo eleito está o pedido de aumento da capacidade de armazenamento de água, cortes equitativos na utilização de água e a reestruturação do Ministério da Agricultura, com a reinstalação das direções regionais de Agricultura e Pescas.

A concentração de agricultores está marcada para as 9h no campo de futebol de Boliqueime, no concelho de Loulé, e a marcha lenta será feita na EN125, entre as 10h e as 14h, entre as rotundas de Maritenda e das Quatro Estradas, segundo fonte da organização.

A comissão, que reúne mais de mil entidades e agricultores algarvios, defende que, como a pluviosidade das últimas semanas ultrapassou as estimativas do Governo, todo o volume encaixado superior ao estimado deve ser "direcionado para aliviar os cortes impostos à agricultura".

O Algarve está em situação de alerta devido à seca desde 5 de fevereiro, tendo o Governo aprovado um conjunto de medidas de restrição ao consumo, nomeadamente a redução de 15% no setor urbano, incluindo o turismo, e de 25% na agricultura.

A estas medidas somam-se outras como o combate às perdas nas redes de abastecimento, a utilização de água tratada na rega de espaços verdes, ruas e campos de golfe ou a suspensão da atribuição de títulos de utilização de recursos hídricos.

O Governo já admitiu elevar o nível das restrições, declarando o estado de emergência ambiental ou de calamidade, caso as medidas agora implementadas sejam insuficientes para fazer face à escassez hídrica na região.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.