Sábado – Pense por si

"Se o ministro tiver algum problema será socorrido pelos bombeiros"

Cátia Andrea Costa 11 de dezembro de 2018 às 07:00

A garantia é dada pelo presidente do Secretariado de Bombeiros de Oeiras, que assegura que nenhum português ficará sem apoio devido ao protesto das corporações. À SÁBADO, Armando Soares disse que bombeiros querem "ser respeitados".

As ameaças, que começaram assim que foi aprovada a nova Lei Orgânica da Protecção Civil em Conselho de Ministros, a 25 de Outubro, foram concretizadas este sábado: o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, anunciou que os bombeiros deixavam de participar na estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANCP) e não reportariam as informações operacionais aos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS). O Governo, através do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou a decisão "irresponsável" e acusou os soldados da paz de colocar a segurança dos portugueses em causa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.