Sábado – Pense por si

Sapadores preocupados com aposentação dos bombeiros aos 60 anos

Sapadores consideram que o novo estatuto profissional relançou "a preocupação com a aposentação dos bombeiros", uma vez que a média de idade vai ser "muito elevada".

Os comandantes dosbombeirossapadores estão preocupados com a organização dos corpos de bombeiros profissionais depois de o novo estatuto ter aumentado a idade da reforma para os 60 anos, indicou hoje a associação e osindicatodo setor.

Para fazer uma análise da situação atual dos corpos de bombeiros, os comandantes dos bombeiros sapadores de todo o país vão reunir-se na quinta-feira em Lisboa num encontro "quase inédito, tendo a única reunião deste género acontecido há mais de 10 anos", refere a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP), que promove a reunião.

Em comunicado, a ANBP/SNBP sublinha que o objetivo do encontro é reunir os contributos dos comandantes sobre os problemas dos corpos de bombeiros para que seja apresentado ao novo Governo uma proposta que "corrija as situações menos satisfatórias e que constam do estatuto dos bombeiros profissionais", nomeadamente a aposentação.

O sindicato e associação consideram que o novo estatuto profissional relançou "a preocupação com a aposentação dos bombeiros", uma vez que a média de idade vai ser "muito elevada" e vai passar a existir "condicionamento da operacionalidade".

"A reforma aos 60 anos acarreta problemas de organização", frisam, explicando que "os bombeiros em idade de reforma, mesmo sem condições físicas, são obrigados a continuar a exercer a profissão" e "a permanência destes operacionais, que não reúnem já todas as suas qualidades operacionais, impede o ingresso de novos operacionais".

A ANBP/SNBP referem ainda que outra das preocupações dos comandantes está relacionada com a formação, que consideram que deve ser "uniformizada para que todos os bombeiros sapadores disponham das mesmas ferramentas e partilhem as mesmas práticas operacionais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.