Sapadores consideram que o novo estatuto profissional relançou "a preocupação com a aposentação dos bombeiros", uma vez que a média de idade vai ser "muito elevada".
Os comandantes dosbombeirossapadores estão preocupados com a organização dos corpos de bombeiros profissionais depois de o novo estatuto ter aumentado a idade da reforma para os 60 anos, indicou hoje a associação e osindicatodo setor.
Para fazer uma análise da situação atual dos corpos de bombeiros, os comandantes dos bombeiros sapadores de todo o país vão reunir-se na quinta-feira em Lisboa num encontro "quase inédito, tendo a única reunião deste género acontecido há mais de 10 anos", refere a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP), que promove a reunião.
Em comunicado, a ANBP/SNBP sublinha que o objetivo do encontro é reunir os contributos dos comandantes sobre os problemas dos corpos de bombeiros para que seja apresentado ao novo Governo uma proposta que "corrija as situações menos satisfatórias e que constam do estatuto dos bombeiros profissionais", nomeadamente a aposentação.
O sindicato e associação consideram que o novo estatuto profissional relançou "a preocupação com a aposentação dos bombeiros", uma vez que a média de idade vai ser "muito elevada" e vai passar a existir "condicionamento da operacionalidade".
"A reforma aos 60 anos acarreta problemas de organização", frisam, explicando que "os bombeiros em idade de reforma, mesmo sem condições físicas, são obrigados a continuar a exercer a profissão" e "a permanência destes operacionais, que não reúnem já todas as suas qualidades operacionais, impede o ingresso de novos operacionais".
A ANBP/SNBP referem ainda que outra das preocupações dos comandantes está relacionada com a formação, que consideram que deve ser "uniformizada para que todos os bombeiros sapadores disponham das mesmas ferramentas e partilhem as mesmas práticas operacionais".
Sapadores preocupados com aposentação dos bombeiros aos 60 anos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.