"Eu não vou renunciar, vou suspender. O vice-presidente, João Muacho, assume a presidência da câmara e, ao fim de um ano, a minha renúncia é automática", disse.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, vai suspender o mandato para assumir o cargo de deputado doPSpor Portalegre para o qual foi eleito no domingo, disse hoje o próprio à agência Lusa.
"Eu não vou renunciar, vou suspender. O vice-presidente, João Muacho, assume a presidência da câmara e, ao fim de um ano, a minha renúncia é automática e deixo de ter a possibilidade de voltar à autarquia", disse.
Ricardo Pinheiro, que está a cumprir o terceiro e último mandato eleito pelo PS na Câmara de Campo Maior, no distrito dePortalegre, preside também à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Quanto à CIMAA, o autarca adiantou que vai convocar uma reunião extraordinária, na próxima semana, para a eleição de um novo presidente.
No período em que decorreu a campanha eleitoral e que obrigou Ricardo Pinheiro a suspender também o cargo de presidente da CIMAA, a entidade foi dirigida pelo autarca de Fronteira, o social democrata Rogério Silva.
Nas legislativas de domingo, o PS conquistou 44,73% dos votos no distrito de Portalegre, mais 2,30 pontos percentuais do que em 2015, e elegeu os dois únicos deputados, mais um do que há quatro anos, mantendo-se o partido mais votado no círculo.
Além da reeleição de Luís Moreira Testa, que entrou na Assembleia da República em 2015 e este ano voltou a ser o cabeça de lista do PS por Portalegre, os socialistas conquistaram o segundo e último lugar por este círculo, o que menos elege no país, vendo agora no parlamento o autarca Ricardo Pinheiro.
Apesar de se manter como segunda força política, oPSDperdeu para os socialistas um deputado por Portalegre, situação que não ocorria desde as eleições legislativas de 2005.
O PSD candidatou o vice-presidente da Câmara de Castelo de Vide e atual presidente da comissão política distrital do partido, António José Miranda.
Nas eleições de domingo, o PSD alcançou 20,08% dos votos, menos 7,55 pontos percentuais do que os 27,63% obtidos em 2015, quando elegeu em coligação com o CDS-PP o deputado Cristóvão Crespo.
Autarca de Campo Maior suspende mandato para ser deputado do PS
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.