Sábado – Pense por si

Saiba quantos médicos não vão fazer mais horas extra (e em que hospitais)

Diogo Barreto
Diogo Barreto 31 de outubro de 2023 às 08:00

Já cumpriram as 150 horas extraordinárias este ano e assinaram um documento onde informam que não vão fazer mais horas extraordinárias. São centenas de médicos e cirurgiões por todo o país. Veja o mapa interativo.

"Novembro poderá ser o pior mês dos últimos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde", avisou há dias o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, em entrevista. Caso médicos e Governonão cheguem a um acordo esta terça-feira, 31 de outubro, milhares de consultas e procedimentos serão atrasados ou cancelados. Reorganização em curso das urgências, médicos indisponíveis para mais horas extraordinárias e a chegada dos meses mais frios são os ingredientes que indiciam uma possível catástrofe. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.