Sábado – Pense por si

Serviços de urgência em risco de encerrar em outubro

Susana Lúcio
Susana Lúcio 27 de setembro de 2023 às 20:00

Protesto dos médicos está a causar constrangimentos em 25 hospitais. Mas situação deverá agravar-se e levar ao fecho de várias urgências hospitalares.

O serviço de urgências do Hospital da Guarda deverá fechar alguns dias em outubro depois de a administração ter recebido as minutas em que 15 médicos informam recusar realizar mais do que as 150 horas extraordinárias a que são obrigados por lei. Não será a única unidade hospitalar a sofrer constrangimentos, uma vez que mais de 1.000 médicos assinaram a carta, enviada ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no início de setembro, a avisar não estar disponíveis para fazer mais horas extraordinárias depois do fim das negociações com os sindicatos sem alcançar um acordo.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.