Sábado – Pense por si

Rui Rio mantém suspense, mas mede pulso ao partido

Margarida Davim
Margarida Davim 07 de outubro de 2021 às 14:00

Ninguém dá como certo que Rui Rio se recandidate. Mas os últimos dias têm sido frenéticos. Ontem, o líder reuniu as distritais, mas não abriu o jogo nem ouviu declarações de apoio. Tabu deve manter-se até ao Conselho Nacional de dia 14.

Nos últimos dias, Rui Rio tem estado quase sempre ao telefone. "Anda a ligar pessoalmente a toda a gente, coisa que nunca fez", garante um ex-apoiante do líder agora convertido em crítico. Outras fontes sociais-democratas contam que desde as autárquicas Rio já fez "dezenas" de telefonemas, muitos deles a autarcas. As eleições de 26 de setembro deram-lhe o pretexto, mas nas entrelinhas o líder tenta perceber se tem margem para uma recandidatura. Correr o risco de ter uma derrota humilhante está fora de questão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.