"Já integramos 120 pessoas e há outras situações que estão a ser analisadas pela CAB", realçou o presidente da RTP, Gonçalo Reis.
O presidente da RTP, Gonçalo Reis, garantiu que a televisão pública tem "colaborado abundantemente" no processo de integração dos precários na empresa.
Em declarações à agência Lusa, durante a celebração dos 60 anos da RTP no centro de produção do Porto, em Vila Nova de Gaia, o responsável salientou que a RTP "tem colaborado abundantemente com todo o processo do PREPVPAP [Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública]", recordando que existem "outras instâncias" responsáveis pela decisão de integrar os precários, como a Comissão de Avaliação Bipartida (CAB).
"Já integramos 120 pessoas e há outras situações que estão a ser analisadas pela CAB", realçou o presidente da RTP.
No dia 17 de outubro, um grupo de mais de 50 precários da RTP indicaram, em comunicado, que continuam a aguardar a integração nos quadros da empresa pública, lamentando a falta de "respeito e consideração" por parte do Governo, nomeadamente, a ausência de esclarecimentos do Ministério das Finanças.
"Acabou-se a legislatura e os 51 precários da RTP [...], que têm desde março todas as condições reunidas para que o Governo cumpra a lei e homologue os seus processos, continuam à espera. Tantos meses e tantas mentiras depois, continuam à espera", indicou, em comunicado, o grupo de trabalhadores.
Estes funcionários inscreveram-se no Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) e, posteriormente, foram aprovados pela CAB, que confirmou tratarem-se de falsos recibos verdes.
Questionado pela Lusa sobre a renovação do contrato de concessão da RTP, Gonçalo Reis lembrou que o instrumento atualmente vigente foi assinado em 2015 e "está dentro" da janela para ser renovado, mas não adiantou mais nenhuma informação.
A Lusa também questionou Gonçalo Reis sobre a escolha de Nuno Artur Silva, que foi administrador da RTP, tendo saído por alegados conflitos de interesses, por ter uma participação nas Produções Fictícias, para a secretaria de estado do Cinema, Audiovisual e Media, mas o presidente, de cuja administração Nuno Artur Silva fez parte, não quis comentar a questão.
"Hoje estou a falar dos 60 anos da RTP Porto e estamos a fazer estas comemorações com conteúdo", destacou, dando conta de uma exposição sobre o canal e de um livro com testemunhos.
"Já recebemos mais de 500 pessoas do público em geral" nas instalações da televisão pública, salientou.
RTP tem "colaborado abundantemente" no processo de integração dos precários
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar