Sábado – Pense por si

Risco muito elevado de incêndios nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve

A Protecção Civil salienta que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, lançar foguetes e outras actividades do género nestas condições meteorológicas.

A Protecção Civil alertou esta sexta-feira para o risco de incêndio florestal "muito elevado a máximo" nas regiões do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve devido à previsão de tempo quente e seco.

Madeira: Três frentes activas preocupam Protecção Civil
Madeira: Três frentes activas preocupam Protecção Civil

O risco de incêndio é "moderado a elevado" no restante território continental, refere a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) num aviso à população.

A ANPC justifica o aviso com o "tempo quente e seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais", com a previsão de temperaturas acima dos 30º C e humidade entre 10% e 20% (regiões do interior Centro e Sul).

A Protecção Civil relembra que, nestas condições meteorológicas, é proibido fazer queimadas ou fogueiras, lançar foguetes e fazer lume nas florestas e nas estradas circundantes, devendo os trabalhos agrícolas e florestais ser feitos com máquinas limpas de óleos e poeira e fora dos períodos de maior calor.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.