Sábado – Pense por si

Risco de incêndio coloca 12 distritos em alerta especial amarelo

Nestes distritos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios, existirá até às 23h59 de hoje "uma maior prontidão de meios e um reforço de da monitorização", explica Proteção Civil.

Doze distritos de Portugal continental estão este sábado em alerta especial amarelo, devido ao risco de incêndio, informou esta tarde a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que pediu à população para evitar comportamentos de risco.

Em causa estão os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real, segundo disse aos jornalistas ANPC em Carnaxide, concelho de Oeiras, o Comandante Adjunto de Operações Nacional Manuel Cordeiro.

O responsável do ANPC disse que nestes distritos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios, existirá até às 23h59 de hoje "uma maior prontidão de meios e um reforço de da monitorização".

Manuel Cordeiro admitiu que dado o quadro meteorológico expectável poderão existir mais distritos a entrar em alerta especial amarelo, mas que isso "só ficará definido depois da reunião no domingo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o ANPC as previsões para este fim de semana apontam para um "aumento da intensidade do vento", uma "humidade relativa do ar baixa" e uma "fraca recuperação noturna".

Para a madrugada de segunda-feira está previsto "vento do quadrante leste, seco, fatores que "incrementam o risco de incêndio, pela disponibilidade de combustível".

O responsável da ANPC apelou ainda à população que não adote comportamentos de risco e que se lembre das recomendações em vigor até ao dia 31 de setembro, que proíbem queimadas extensivas ou de amontoados (sem permissão municipal), o uso de fogareiros fora de espaços autorizados ou o lançamento de fogo de artifício (sem permissão municipal).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.