A chuva poderá cair forte a partir do final da tarde desta sexta-feira e até ao fim de sábado, particularmente na região de Lisboa, Setúbal e Algarve
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações em zonas mais vulneráveis devido à precipitação e trovada para os próximos dias. O alerta da ANPC surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para os próximos dias chuva acompanhada de trovoada em todo o Oaís.
Segundo o IPMA, a chuva poderá cair forte a partir do final da tarde desta sexta-feira e até ao fim de sábado, particularmente na região de Lisboa, Setúbal e Algarve, com acumulados que podem atingir 20 a 30 milímetros em três horas. Para as regiões do Norte e Centro, a precipitação poderá ser pontualmente forte entre o final do dia de sábado e o início da manhã de domingo.
A Protecção Civil adianta que o IPMA prevê também, entre domingo e segunda-feira, um possível agravamento das condições de instabilidade atmosférica, com fenómenos locais de aguaceiros e vento fortes acompanhados de trovoada, a afectarem sobretudo a região do sul.
Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e cheias rápidas em meio urbano devido à acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem.
Inundações de zonas historicamente mais vulneráveis em resultado do transbordo de linhas de água e de estruturas urbanas subterrâneas em virtude de deficiências de drenagem são outros efeitos expectáveis para os próximos dias mencionados pela ANPC.
No aviso à população, a Protecção Civil recomenda a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água, e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.
A ANPC sugere ainda para não se atravessar em zonas inundadas e ter especial cuidado ao circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.
Risco de cheias e trovoada em Lisboa, Setúbal e Algarve
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.