Sábado – Pense por si

Rio compreende que Marcelo retarde anúncio de recandidatura às presidenciais

Em junho, o líder social-democrata garantiu que o "mais provável" é o PSD declarar o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais.

O presidente do PSD disse hoje compreender que Marcelo Rebelo de Sousa retarde o anúncio de uma recandidatura a Belém "para não haver confusão" entre o Presidente e o candidato e recusou comentar a decisão de Ana Gomes.

"Percebe-se que quem está no exercício da função queira adiar o mais possível [um possível anúncio de recandidatura] para não haver confusão entre Presidente e candidato", referiu, considerando ser diferente a situação de candidatos já assumidos a Belém, que precisam de tempo para a sua afirmação.

O líder social-democrata falava aos jornalistas durante uma visita à 54.ª feira Capital do Móvel, que decorre desde sábado e até ao próximo domingo na Alfândega do Porto, sob organização da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AIPO).

Questionado sobre o problema para o PSD caso o atual Presidente não avance e tenha de equacionar apoio a outra candidatura, Rui Rio respondeu: "Não vou, a partir daqui, dizer ao professor o que é que deve decidir" e em que 'timing'.

Em junho, numa entrevista à rádio TSF, Rui Rio garantiu que o "mais provável" é o PSD declarar o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais. Acrescentou que assim que o atual Presidente da República anunciar a recandidatura no "dia seguinte" o partido toma uma posição.

Sobre a anunciada candidatura à Presidência da República da diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o líder social-democrata foi lacónico: "Não tenho nenhum comentário a fazer à candidatura da doutora Ana Gomes. Ela é livre e como qualquer português com mais de 35 anos pode-se candidatar a Presidente da República. Tomou essa decisão, nós respeitamos".

Ana Gomes confirmou à agência Lusa que vai ser candidata a Presidente da República e que a sua candidatura será publicamente apresentada na quinta-feira. Esta notícia sobre a candidatura presidencial de Ana Gomes foi avançada pelo jornal Público, a quem a ex-dirigente socialista declarou: "Serei candidata".

Ainda mais lacónico foi Rui Rio, quando instado a comentar o que disse hoje André Ventura da candidatura de Ana Gomes.

"Não ouvi esse comentário, mas também se ouvisse não iria comentar", disse o presidente social-democrata.

Em declarações à agência Lusa, o candidato presidencial e líder do Chega André Ventura declarou: "Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.