Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

PSP investiga alegadas agressões racistas de agentes

26 de agosto de 2016 às 17:24
As mais lidas

Movimento SOS Racismo denunciou três agressões a cidadãos negros alegadamente cometidas por agentes da PSP. Força de segurança está a investigar o caso

A Polícia de Segurança Pública decidiu abrir procedimentos disciplinares para apurar as alegadas agressões físicas perpetradas por polícias a três cidadãos negros, em Carnaxide e Lisboa, segundo denúncias apresentadas pelo Movimento SOS Racismo.

De acordo com a organização, no passado dia 16, um cidadão negro foi surpreendido com uma rusga da PSP ao seu estabelecimento comercial, na Portela de Carnaxide, durante a qual foi "agredido" por polícias. No comunicado enviado à Lusa, o SOS Racismo revela que o homem, que foi depois "arrastado até à carrinha da polícia, algemado e insultado com declarações racistas dos agentes da PSP", sofreu uma "fractura da cabeça do perónio do joelho esquerdo".

O outro caso relatado pela organização envolve o actor do teatro Griot Matamba Joaquim e um amigo. O SOS Racismo denunciou que, na madrugada da última segunda-feira, ambos foram "barbaramente agredidos" por agentes que circulavam numa viatura de patrulha da PSP, após uma altercação com os polícias. "Matamba e o seu amigo foram detidos para serem conduzidos à esquadra da Baixa e durante a viagem foram agredidos e insultados por agentes", disse o movimento no mesmo comunicado, acrescentando que "as agressões e os insultos racistas, acrescidos de troça", continuaram no interior da esquadra.

Questionado sobre o sucedido, o porta-voz da direcção nacional, Hugo Palma, explicou que o Comando Metropolitano de Lisboa "determinou a abertura dos competentes procedimentos disciplinares, no sentido do apuramento cabal dos acontecimentos relatados".

Segundo Hugo Palma, um agente policial "teve de receber assistência hospitalar" devido a agressões de que foi vítima. Porém, a PSP já tinha "iniciado procedimento disciplinar, na sequência de queixa formal apresentada contra o efectivo da PSP".