"Levaremos à Assembleia da República um projeto de resolução para interpelar o Governo sobre aquilo que está a fazer", informou Carneiro.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, avançou esta terça-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução no qual exigirá ao Governo que faça do combate à pobreza e às desigualdades uma prioridade nacional.
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS Lusa
No Porto, onde teve uma reunião de mais de duas horas e meia com a Rede Europeia Antipobreza, na qual participaram responsáveis de instituições de todo o país, Carneiro disse que "a estratégia nacional de combate à pobreza e às desigualdades tem vindo a ser desvalorizada por parte do Governo".
"E isso não pode continuar", frisou.
Para José Luís Carneiro, "o combate à pobreza e às desigualdades tem de ser uma prioridade nacional".
"Levaremos à Assembleia da República um projeto de resolução para interpelar o Governo sobre aquilo que está a fazer e, por outro lado, sobre aquilo que deve fazer para corresponder às prioridades nacionais neste domínio", anunciou.
O líder do PS defendeu que "os mais frágeis" estão "a sentir a desproteção da parte das autoridades públicas, nomeadamente do Governo", referindo-se, enumerou, "às crianças, aos idosos e os mais pobres".
"É muito importante que todos tenham consciência do que se está a passar. Entre 2015 e 2024, conseguimos, enquanto comunidade nacional, com as transferências feitas pelo Estado, reduzir de 19,5% para 15,4% em termos de percentagem de pessoas em risco de pobreza", disse.
Considerando que "este esforço nacional" está a ser "posto em causa", Carneiro insistiu que isso "não pode acontecer".
"O Governo tem que fazer desta uma das prioridades políticas das suas opções. Ela é uma prioridade para o PS e deve ser uma prioridade política para todos, para o Governo, para as autarquias, para a Assembleia da República", concluiu.
PS exige que combate à pobreza e às desigualdades seja prioridade nacional
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Enquanto os cidadãos sabem o que move e o que pensa a extrema-direita, da esquerda obtém-se um “nim” em vários assuntos. Isso revela uma fraqueza que afasta mais do que os pormenores programáticos em causa.
O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.