Sábado – Pense por si

Proteção Civil registou hoje 55 incêndios mas sem casos significativos ativos

Governo prolongou a situação de alerta até às 23h59 de 13 de agosto, quarta-feira, para todo o território continental, com o "objetivo de reduzir o risco de ignições e reforçar a resposta operacional".

A Proteção Civil registou, entre as 00h00 e as 17h30 desta quinta-feira, 55 ocorrências de incêndios rurais, mobilizando 1.609 operacionais, mas "sem ocorrências significativas ativas" ou planos municipais de emergência de proteção civil ativados, informou a autoridade nacional.

Proteção Civil registou 55 incêndios rurais em Portugal Continental
Proteção Civil registou 55 incêndios rurais em Portugal Continental CMTV

Numa nota com o ponto de situação, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informou que, até às 17h30, foram "registadas 55 ocorrências de incêndios rurais" em território continental, das quais "14 tiveram início durante o período noturno (entre as 00h00 e as 07h59)", mobilizando um total de 1.609 operacionais, 421 veículos e 68 missões aéreas.

A ANEPC recordou que o Governo prolongou a situação de alerta -- declarada desde domingo até ao final do dia de hoje --, até às 23h59 de 13 de agosto, quarta-feira, para todo o território continental, com o "objetivo de reduzir o risco de ignições e reforçar a resposta operacional".

Durante este período, destacou a ANEPC, estão em vigor medidas de caráter excecional, designadamente proibição de "acesso a zonas florestais definidas nos planos municipais", de "queimadas e queimas de sobrantes agrícolas (mesmo as já autorizadas)", de "fogo de artifício, independentemente de licença", e "interditos trabalhos com máquinas em espaços florestais e rurais (ex: corta-matos, motorroçadoras)".

A entidade apelou "à colaboração de todos no cumprimento rigoroso destas medidas" e referiu que "a prevenção e o comportamento responsável são essenciais para evitar ignições e garantir a segurança de todos".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.