Temperatura máxima do ar no arquipélago poderá atingir os 32 graus.
O arquipélago da Madeira encontra-se sob avisos amarelo e laranja para tempo quente até 30 de agosto (domingo), sendo que a temperatura máxima do ar poderá atingir os 32 graus, indicou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.
"Associado à presença de massa de ar quente e seca, prevê-se dias quentes, em especial os dias 26 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira)", refere a entidade em comunicado, destacando que as áreas mais afetadas serão a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira.
A humidade relativa do ar será baixa, temporariamente com valores inferiores a 30%, e o vento será em geral fraco a moderado (10 a 35 quilómetros/hora, com rajadas que poderão atingir cerca de 50 a 70 quilómetros/hora nos extremos leste e oeste e nas zonas montanhosas.
Devido às condições meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda a "adequação dos comportamentos e atitudes" face ao perigo de incêndio florestal, nomeadamente não realizar queimadas ou fogueiras para recreio ou lazer, a não ser nos lugares destinados para o efeito, e não fumar nos espaços florestais e vias circundantes.
Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que a generalidade do território de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Em risco muito elevado estão todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, exceto a ilha das Flores, que está com níveis baixos.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de se evitar a exposição das crianças ao Sol.
Proteção Civil alerta para tempo quente na Madeira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.