Magistrada queixou-se de que o inquérito ficou "esquecido e moribundo, permitindo a abertura de espaço à falta de justiça".
No mês passado Rui Pinto foi acusado de mais 377 crimes informáticos. Mas durante essa investigação, a procuradora queixou-se daatuação da Polícia Judiciária(PJ), como aSÁBADOnoticiou na altura. Agora, o jornalPúblicoacrescenta que a procuradora pediu mesmo o afastamento desta força policial do caso.
SÁBADO
Vera Camacho, a procuradora em causa, terá escrito, em fevereiro, ao diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sugerindo que o Ministério Público passasse a ser coadjuvado por outro órgão de polícia criminal dada a "inação da Polícia Judiciária". Recorde-se que ohackerRui Pinto está a colaborar com a PJ e que esta força está a usar a informação recolhida por ele quando pirateou clubes de futebol e outras organizações em investigações que já tinha a decorrer ou a abrir novos inquéritos.
A procuradora justificou a sua preocupação com ritmo do processo pelo risco de prescrição de alguns crimes menos graves que terão sido cometidos pelohackerem 2016. Já aoPúblico, a direção nacional da PJ desmente falta de interesse neste caso. "Importa sublinhar todo o empenho investigatório, o esforço de cooperação policial internacional, a realização de perícias complexas, a descodificação de suportes, a análise e extração de informação, bem como as diferentes iniciativas processuais, por parte da PJ, nos vários processos-crime, contribuindo decisivamente para que as condutas do cidadão Rui Pinto fossem apreciadas pelo sistema de justiça".
Rui Pinto está a aguardar a leitura da sentença do casoFootball Leaksque chegou a estar prevista para julho, mas que foiadiada devido à amnistiadecretada por ocasião da visita do Papa durante a Jornada Mundial da Juventude e da qual pode beneficiar. A leitura ficou marcada para 11 de setembro.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
Quem rasga as vestes pelo perigo que o Chega possa representar para o regime não pode colocar-se na mesma posição e tentar, do outro lado, subverter o amado regime para travar o Chega.
O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.