Sábado – Pense por si

A nova acusação contra Rui Pinto em 7 pontos

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 12 de julho de 2023 às 20:00

Roubo dos emails do Benfica, intrusão na caixa de correio eletrónico de juízes e procuradores e ataque ao Estado são alguns dos crimes imputados ao pirata informático num novo inquérito – e haverá mais a caminho.

O Ministério Público acusou Rui Pinto de um total de 377 crimes informáticos no processo nascido de uma certidão retirada do caso Football Leaks, cuja sentença foi adiada esta semana devido à possibilidade de o hacker ser abrangido pela amnistia que poderá será concedida por causa da visita do Papa a Portugal. Cometidos entre 2016 e 2019, os crimes de acesso ilegítimo qualificado, violação de correspondência e dano informático abrangem entidades ligadas ao futebol, a organismos do Estado, escritórios de advogados e empresas privadas. Estes são os pontos principais de um processo que esteve parado vários anos devido ao que a procuradora do Ministério Público titular do caso classificou como “falta de ímpeto” por parte da Polícia Judiciária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.