Cavaco Silva sublinhou que as tropas portuguesas são chamadas a actuar em teatros de operações "bastante complexos"
O Presidente da República elogiou esta quinta-feira o profissionalismo demonstrado pelas Forças Armadas nas missões que têm desempenhado, sublinhando que as tropas portuguesas são chamadas a actuar em teatros de operações "bastante complexos".
"Os portugueses têm razões para poder confiar plenamente nas suas Forças Armadas", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), órgão do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, em Oeiras.
Transmitindo a "grande confiança" que tem nas Forças Armadas portuguesas, Cavaco Silva congratulou-se "pelo profissionalismo que têm demonstrado nas missões que têm desempenhado" e pelo prestígio que têm conferido ao país através das acções que desempenham.
O Presidente da República, que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, notou que as tropas portuguesas são hoje chamadas a actuar em "teatros de operações bastante complexos, que exigem "um treino muito apurado" e uma capacidade de comando e controlo, que agora pode ser realizada de forma mais eficaz no Comando Conjunto para as Operações Militares.
Sublinhando que o Comando Conjunto para as Operações Militares resulta do aumento das competências do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, conforme diploma aprovado recentemente, Cavaco Silva considerou tratar-se de "um órgão da maior importância para que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas exerça as suas funções de comando operacional e também para melhorar as condições em que actuam as forças portuguesas destacadas em diferentes teatros de operações".
"Tive ocasião de testemunhar o profissionalismo e a competência dos militares que trabalham aqui neste comando conjunto para as operações militares", acrescentou, congratulando-se pela "boa utilização" que agora é dada às instalações anteriormente ocupadas pela NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.