Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e o Governo timorense assinaram a prorrogação de um projeto para o setor dos media no país.
O Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e o Governo timorense assinaram esta quinta-feira a prorrogação, até final do ano, de um projeto para o setor dos 'media' no país, que já apoiou mais de 200 profissionais.
O prolongamento do projeto "Consultório da Língua para os Jornalistas", iniciado em 2016, foi assinada pelo embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, e pelo secretário de Estado da Comunicação Social timorense, Merício Akara.
A Embaixada de Portugal indicou que a prorrogação permite dar "continuidade à formação de língua portuguesa de jornalistas e de outros profissionais do Governo ligados à comunicação social", de acordo com um comunicado enviado à Lusa.
O projeto abrange igualmente a formação de revisores e a revisão linguística dos conteúdos informativos em português, nos órgãos de comunicação social timorenses.
Desde que começou, o "Consultório da Língua para os Jornalistas" permitiu que 154 jornalistas e 57 profissionais do Governo melhorassem as suas competências, número que ultrapassou a meta inicial.
Manuais e recursos interativos online específicos foram preparados para jornalistas nos diferentes níveis de língua portuguesa e poderão vir a ser usados no futuro Instituto de Formação Jornalística, planeado pelo Governo timorense.
O projeto deu ainda formação diária a três revisores linguísticos timorenses das secções de português da televisão e rádio públicas RTTL, da agência timorense Tatoli, do jornal Timor Post e do canal privado de televisão GMN.
Os formadores apoiaram também a revisão de mais de nove mil notícias em português.
Portugal e Timor-Leste estendem programa de apoio a jornalistas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.