A autarquia seguiu as indicações da Proteção Civil.
As celebrações de Ano Novo no Porto, Gaia e Matosinhos foram canceladas devido ao agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima.
Mau tempo PortoLusa
Em comunicado, a Câmara do Porto adianta que os festejos musicais (em exterior) e pirotécnicos nas três cidades estão cancelados devido ao mau tempo.
"Seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população, Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro cancelam os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades", salienta a autarquia.
A Câmara do Porto lembra que as previsões apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, durante a noite de sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada de 1 de janeiro de 2023.
"O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, encontra-se previsto entre as 00:00 e as 12:00 de dia 01 de janeiro", nota a autarquia, lembrando que é também esperada agitação marítima com ondas de quatro a quatro metros e meio entre as 12:00 de sábado e as 12:00 de domingo.
O Porto não é exceção
A Câmara de Moimenta da Beira vai adiar os concertos previstos para a passagem de ano para 7 de janeiro, devido às previsões de mau tempo para a noite de sábado, anunciou a autarquia.
"Por precaução decidimos adiar tudo por uma semana. O programa mantém-se exatamente o mesmo, mas é adiado para o dia 7 de janeiro", afirma o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, citado numa nota enviada hoje pela autarquia à agência Lusa.
Paulo Figueiredo justifica a decisão, adianta o mesmo comunicado, com a "previsão e no alerta deixado pela Proteção Civil, que prevê que a meteorologia se deteriore nas próximas horas".
Porto sem transportes extraordinários na noite de passagem de ano
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e o Metro do Porto cancelaram as operações especial prevista para a noite de Passagem de Ano na sequência do cancelamento dos festejos no Porto devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Em comunicado, a STCP adianta que as duas linhas especiais de ligação de e para o Queimódromo do Porto estão canceladas, assim como a linha 500 que iria ser reforçada até à rotunda da Anémona, no decorrer do cancelamento dos festejos de Ano Novo na cidade do Porto devido ao mau tempo.
No dia 31 de dezembro, o serviço da STCP assume o "horário habitual de sábado" e, durante a noite e madrugada, mantém-se o restante serviço nas linhas da operadora.
Já o Metro do Porto salienta que devido ao mau tempo a operação especial prevista para a noite de 31 de dezembro e madrugada de 1 de janeiro foi cancelada, mantendo-se a operação "em tudo idêntica à de qualquer sábado ou domingo", entre as 06:00 e a 01:00, "como é hábito".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."