Sábado – Pense por si

PJ faz novas buscas na Câmara de Lisboa

Novas denúncias sobre suspeitas de corrupção envolvem Fernando Medina e Duarte Cordeiro. Buscas estão relacionadas com a operação Tutti Frutti.

A Polícia Judiciária (PJ) voltou esta terça-feira à Câmara de Lisboa para realizar novas buscas. A operação Tutti Frutti é levada a cabo após o Correio da Manhã noticiar que novas denúncias sobre suspeitas de corrupção na Câmara de Lisboa envolvem dois ministros do Governo - Fernando Medina e Duarte Cordeiro.

Os investigadores da PJ desgravaram e transcreveram mais de 500 escutas telefónicas (entre telefonemas e SMS) que consideram relevantes num inquérito aberto em 2016 e que integra cinco denúncias anónimas.

Estas escutas, consideradas fundamentais para consolidar os indícios de crimes detetados pela PJ e pelo Ministério Público (MP), centram-se em quatro alvos principais e estiveram ativas durante vários meses. Foram apanhadas conversas referentes a lojas maçónicas e alegados esquemas relacionados com financiamento e a falsificação da inscrição de militantes com direito a voto nas últimas eleições internas para a liderança do PSD.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.