Sábado – Pense por si

Petróleo: Exploração em Aljezur será contestada em tribunal

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de janeiro de 2017 às 19:25

"Isto vai acabar em tribunal. Não acredito que o Governo volte atrás", diz Laurinda Seabra, presidente da Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve, sobre a autorização hoje conhecida para a exploração de petróleo no Algarve

Laurinda Seabra, presidente da Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve, precisou de um tempo para se acalmar depois de ter encontrado o documento que permite ao consórcio Galp-Eni realizar a sondagem de pesquisa de petróleo ao largo da costa de Aljezur. Todos os dias, a líder da ASMAA-Algarve e a sua equipa pesquisam documentos relacionados com a exploração de petróleo na zona. Ontem, dia 26 de Janeiro, de manhã, Laurinda cruzou-se na Internet com um ficheiro nomeado "Doc 3". "Quando o abrimos, ficámos loucos", conta à SÁBADO. "Primeiro fizemos o download. Depois procurámos onde estava arquivado." Agora não tem dúvidas: "Isto vai acabar em tribunal".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.