Dívida ao Fisco de mais de 100 milhões da petrolífera pode vir a ser paga ao abrigo do novo regime especial para reduzir as dívidas fiscais
O Governo aprovou, esta quinta-feira, um regime especial para reduzir as dívidas fiscais e à Segurança Social, podendo os contribuintes ficar isentos de juros se pagarem toda a dívida ou beneficiarem de reduções se optarem pelo pagamento em prestações. Ouvido em comissão parlamentar do Orçamento, o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade assumiu que o perdão pode abranger a dívida da Galp – empresa que não pagou impostos num valor acima dos 100 milhões e que se encontra em litígio com as Finanças.
A revelação, ainda que não directa, aconteceu quando a deputada do CDS-PP Cecília Meireles questionou o membro do Executivo sobre a abrangência da medida, nomeadamente, à Galp. "O contribuinte Galp tem dívidas que possam beneficiar deste perdão fiscal? É importante que esclareça", frisou a deputada.
Salvaguardando que não podia divulgar "dados relativos a um contribuinte", Rocha Andrade respondeu, mas sem mencionar o nome da empresa. "Se há um contribuinte que litiga com o fisco um valor relativamente elevado (...) posso-lhe dizer que este regime se aplica à divida em execução activa e à dívida em execução suspensa e, portanto, qualquer contribuinte que esteja a litigar com o fisco e que não tenha feito esse pagamento pode fazer o pagamento nos termos deste regime", disse o membro do Governo.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais viu-se envolvido numa polémica quando, em primeira mão, a SÁBADO revelou que Fernando Rocha Andrade viajara a convite da GALP para assistir a um dos encontros que a selecção portuguesa disputou durante a fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol, que a equipa nacional acabou por vencer.
Posteriormente, soube-se que também João Vasconcelos, secretário de Estado da Inovação, e Jorge Costa, secretário de Estado da Internacionalização, tinham viajado a convite da petrolífera. Em reacção, os governantes disseram que iam pagar todas as despesas.
Perdão fiscal. Galp pode usar o novo regime especial
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."