Sábado – Pense por si

Pedro Nuno contra comissão de inquérito no caso das gémeas: "não vai acrescentar nada"

O líder socialista reconheceu também que este caso pode pôr em causa a credibilidade das instituições e sublinhou que é necessário "assegurar que todos os cidadãos são tratados de forma equitativa no acesso aos serviços públicos".

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, defendeu esta segunda-feira que não está a favor da formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas conforme propôs o Chega na semana passada na Assembleia da República. O socialista defende que esta é uma forma de "desvalorizar o Parlamento" que "nada acrescenta ou ajuda".

Pedro Nuno Santos e Marcelo
Pedro Nuno Santos e Marcelo

"Nós temos uma Assembleia da República. Nós estamos a desvalorizar o Parlamento. Nós temos a Assembleia da República, nós temos comissões parlamentares. Uma comissão parlamentar de inquérito não tem poder para chamar o Presidente da República. Eu percebo que a comunicação social queira um Parlamento cheio de comissões parlamentares de inquérito. Isso aí nada acrescenta ou ajuda ou resolve qualquer problema", defendeu o líder socialista em entrevista à TVI/CNN Portugal.

O líder socialista reconheceu também que este caso pode pôr em causa a credibilidade nas instituições por ser necessário "assegurar que todos os cidadãos são tratados de forma equitativa no acesso aos serviços públicos".

"Concordo que este caso põe em causa essa credibilidade. Obviamente que há dúvidas, e isso gera um sentimento de injustiça no acesso aos serviços públicos. E por isso não há qualquer hesitação sobre essa matéria. Agora, há um relatório produzido pela Inspeção-Geral de Saúde e há investigações em curso por parte do Ministério Público", frisou.

Pedro Nuno Santos lembrou também as comissões parlamentares de inquérito apresentadas por outros partidos como o PCP (sobre a privatização da ANA) ou o Bloco de Esquerda e o PAN (sobre a gestão do Global Media Group): "Nós não podemos estar sistematicamente a reduzir o Parlamento e a atividade parlamentar a  comissões parlamentares de inquérito, umas atrás das outras".

O Chega anunciou na última quinta-feira que iria avançar com um pedido para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras que foram tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

(atualizado às 21h45)

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.