O Levantamento do Pau da Bandeira é o primeiro momento da festa em honra do padroeiro da freguesia, São João Baptista, que se realiza entre os dias 20 e 24.
Mais de 100 pessoas deLongos Vales, em Monção, cumprem no domingo a tradição centenária de "Levantar o Pau", que este ano terá 30 metros e anuncia as festas da aldeia, revelou esta sexta-feira à Lusa fonte da organização.
"Normalmente, o pau costuma ter entre 27 a 28 metros de extensão. Este ano terá 30 metros e será levantado, com recurso a quatro cordas, puxadas por cerca de cem pessoas da freguesia", disse à Lusa Márcio Ferreira, da organização da tradição daquele concelho do distrito deViana do Castelo.
O pau, umeucalipto, é escolhido pela 'quadra' que percorre os montes da aldeia. Uma vez cortado, é pintado às cores para ser "levantado" com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas. E uma vez levantado, é enterrado para se manter hasteado até 31 de dezembro.
"O pau é levantado sempre no primeiro ou segundo fim de semana de junho para anunciar as festas, mas fica enterrado até 31 de dezembro. É retirado nesse dia porque no dia 01 de janeiro do novo ano já entra outra 'quadra' para tomar conta da festa", explicou.
O Levantamento do Pau da Bandeira é o primeiro momento da festa em honra do padroeiro da freguesia,São João Baptista, que se realiza entre os dias 20 e 24.
Para a organização da romaria, a freguesia divide-se em cinco partes, designadas por 'quadras', um conjunto de vários lugares que, a cada ano, tem a responsabilidade de organizar a festa.
Márcio Ferreira integra a 'quadra' que este ano tem nas mãos a preparação da romaria e do levantamento do pau da bandeira, a enterrar junto ao mosteiro de São João Baptista, padroeiro de Longos Vales.
Inicialmente a tradição permitia apenas a participação de homens, mas nos últimos anos as mulheres têm vindo a "juntar a sua força" à tradição.
A tradição secular leva àquela freguesia cada vez mais curiosos. A "rivalidade", entre 'quadras' é cada vez maior, tentando cada uma delas a fazer a melhor festa possível.
No domingo, a tradição começa com o cortejo que parte cerca das 14:30 da quinta de Santo Amaro em direção ao mosteiro.
O desfile integra um conjunto de tratores, ornamentados, cumprindo uma tradição agrícola da freguesia que terá como tema o milho.
As festas regressam de 20 a 24 de junho com um programa "dividido entre o religioso e o profano".
Pau com 30 metros levantado em tradição que anuncia romaria em Monção
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.