
Turismos rurais: 20 alojamentos de norte a sul
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Natureza verde sem paralelo em Portugal continental, castelos, praias fluviais, museus, ciência e boa comida. Eis o resumo de uns dias por Constância, Ferreira do Zêzere, Castelo de Bode e arredores.
Na lista de incêndios, a Quercus destacou o que deflagrou a 14 de agosto na Madeira, durante o qual arderam mais de 5 mil hectares, bem como "a semana negra de 15 a 21 de setembro, em que 128 incêndios provocaram nove vítimas mortais".
O mercado de bebidas não alcoólicas está a crescer e há mais alternativas nas cervejas e até nas espirituosas. A SÁBADO fez uma prova cega e houve quem se tenha enganado.
A ocupação massiva do território nacional com eucaliptal deve preocupar-nos porque se trata de uma árvore altamente inflamável, que seca os solos e os lençóis de água e não se integra facilmente nos nossos sistemas agro-silvo-pastoris, dada a sua relação com outras espécies, não só de flora mas também de fauna.
Precisamente por esta dicotomia, o debate público foi criando um tabu em torno deste tema, pois os benefícios económicos eram demasiado grandes, ao ponto ofuscarem a importância da devastação dos solos, perda de biodiversidade e qualidade de vida das populações.
É praticamente inexistente o debate a montante destas questões. Não se discute porque é que os incêndios se tornaram um drama de dimensões dantescas em Portugal, nem tão-pouco planos para evitar que a situação se agrave no futuro.
O tratamento mediático e público dado a António Silva depois do jogo com a Geórgia mostra não só falta de empatia, como a obsessão generalizada pelo indivíduo – herói ou vilão – numa modalidade que é essencialmente coletiva.
De Pedrogão ficará, para sempre, na imaginação coletiva nacional, a "estrada da morte", bem como o luto apressado em virtude da nova catástrofe apenas três meses depois.
Em 2019, a OMS classificou o stresse como a epidemia de saúde do século XXI e alertou para o facto de este afetar cada vez mais pessoas em todo o mundo. E ainda a pandemia não tinha chegado.
Irá agora competir no concurso Árvore Europeia do Ano, após ter arrecadado 3.900 votos.
O Verídico 1900, assinado por Dirk Niepoort, vai para o mercado em edição especial limitada a 150 garrafas.
Testámos um batom que garante ser o primeiro bálsamo labial que ajuda a evitar petiscos entre as refeições. Como, porém? Foi o que tentámos perceber.
O problema são as vespas asiáticas, que têm dizimado enxames. A SÁBADO acompanhou três dos 12 produtores particulares que estão em Monsanto.
Alteram a qualidade da água, matam outras plantas ou animais e causam alergias. Falamos de acácias, jacintos-de-água e lagostins. São todos proibidos, mas estão a propagar-se sem controlo.
Este ciclo do PS de António Costa não é comparável ao de Sócrates, que instituiu uma forma delinquente de gestão do Estado e do Governo ao mais alto nível; que vendeu Portugal e empresas como a PT a pataco; nem sequer com o governo de Durão Barroso.