Este é um dos dois estudos de interesse estratégico nacional que ACP-CCIP pretende lançar, estando a apresentação pública dos resultados prevista para o último trimestre de 2026.
O antigo primeiro-ministro e presidente do PSD Pedro Passos Coelho, o ex-deputado socialista Sérgio Sousa Pinto e o presidente da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP) vão coordenar um estudo sobre a reforma do sistema político, foi hoje anunciado.
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Segundo um comunicado da ACP-CCIP, este é um dos dois estudos de interesse estratégico nacional que a associação pretende lançar, estando a apresentação pública dos resultados prevista para o último trimestre de 2026.
O primeiro estudo, segundo a ACP-CCIP, visa avaliar a necessidade de reforma do sistema político e dos cargos de titulares de órgãos de soberania em Portugal.
A associação pretende contribuir para uma reflexão alargada sobre o funcionamento da democracia representativa portuguesa, colocando em discussão temas centrais como a qualidade da representação, os mecanismos de responsabilização política e a capacidade das instituições para responder às exigências sociais e económicas contemporâneas.
O segundo estudo irá analisar de forma abrangente as reformas estruturais consideradas determinantes para a superação de bloqueios persistentes à modernização do país, tanto na vertente económica, como na esfera administrativa do Estado.
Estes projetos contam com o contributo científico da Católica Porto Business School e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, sendo coordenados pelo antigo líder do PSD Pedro Passos Coelho, o ex-deputado do PS Sérgio Sousa Pinto e Nuno Botelho, presidente da ACP-CCIP.
"A constituição desta equipa espelha a ambição de garantir pluralidade de perspetivas, profundidade analítica e legitimidade no debate democrático", refere a mesma nota.
Citado na mesma nota, o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, afirma que estes estudos "são de elevada relevância para o presente e futuro da democracia portuguesa, ao procurar, de forma rigorosa e independente, identificar os principais bloqueios e potenciais caminhos para a reforma do nosso sistema político e mecanismos de modernização do Estado português".
A associação refere ainda que a elaboração destes estudos está integrada nas prioridades delineadas para o novo mandato da direção, afirmando o compromisso da instituição com a produção de conhecimento rigoroso e com a qualificação do debate público em áreas estruturantes para o desenvolvimento do país.
Passos Coelho e Sérgio Sousa Pinto coordenam estudo sobre reforma do sistema político
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar