O passaporte português permite viajar para 190 países ou territórios sem necessidade de visto, o que o torna um dos passaportes "mais fortes" do mundo. Portugal surge a par de Bélgica, Nova Zelândia, Portugal, Suíça e Reino Unido com a quinta classificação mais elevada. Ainda assim, Portugal cai uma posição face a 2023.
O passaporte português permite viajar para 190 países ou territórios sem necessidade de visto, o que o torna um dos passaportes "mais fortes" do mundo. Os dados são compilados pela Henley & Partners, uma empresa britânica de assessoria a residência e cidadania, com base em informações fornecidas pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Na listagem deste ano, Singapura é o país com o passaporte "mais forte", permitindo viajar para 195 países ou territórios sem necessidade de visto. Segue-se o Japão, com 193.
Na listagem aparece na terceira posição um lote de seis países com acesso a 192 territórios: França, Alemanha, Itália, Espanha, Coreia do Sul e Finlândia.
Ainda à frente de Portugal estão Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Suécia (191).
Entre os países com acesso sem visto a 190 países ou territórios está Portugal, bem como Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido.
O Afeganistão permanece firmemente entrincheirado na parte inferior do índice, tendo perdido o acesso sem visto a mais dois destinos no ano passado, para apenas 26 países, criando a maior lacuna de mobilidade nos 19 anos de história do índice
O "ranking" é elaborado anualmente pela Henley & Partners desde 2006. Nesse ano, o passaporte português dava acesso a 123 territórios, o que lhe valia o sétimo lugar, e o mais "potente" era o dinamarquês, que permitia viajar para 130 países sem visto.
Em 2008, Portugal alcançou a posição mais elevada: o segundo lugar, a par de Finlândia e Irlanda, com acesso a 156 países, apenas menos um do que a Dinamarca.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres