Partido não apoia qualquer candidato mas deixa, no entanto, em aberto a decisão quanto à segunda volta eleitoral.
O PAN decidiu não apoiar, à primeira volta, qualquer candidato às eleições presidenciais de janeiro, dando liberdade de voto aos seus filiados, e deixa em aberto a decisão quanto à segunda volta eleitoral.
Inês Sousa Real, líder do PANMiguel Baltazar/Jornal de Negócios
Em comunicado, o PAN - Pessoas-Animais-Natureza explica que a decisão foi tomada na reunião da Comissão Política Nacional, na segunda-feira, e surge "num contexto marcado por uma profunda fragmentação do eleitorado".
Considera que o "número elevado" de candidaturas "espelham a ausência de uma proposta política clara e amplamente mobilizadora que represente, de forma transversal, os valores do PAN".
O partido entendeu que nenhuma das candidaturas reúne "o compromisso político com a justiça social, a proteção dos animais, os direitos humanos e a sustentabilidade ambiental", princípios que considera estruturantes da ação política do PAN.
Na nota, o PAN informa ainda que a sua posição relativamente a uma eventual segunda volta será analisada e discutida "em momento próprio", em função do cenário político que então se colocar e dos compromissos que venham a ser assumidos pelos candidatos ou candidatas.
As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.
Esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.
Às eleições presidenciais anunciaram, entre outros, as suas candidaturas António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD).
PAN dá liberdade de voto aos seus filiados na primeira volta das presidenciais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?