"Soubemos no início de julho da constituição de uma só turma com um só docente", relata representante dos pais.
Os alunos da Escola Básica de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, faltaram hoje às aulas e os pais concentraram-se à porta do estabelecimento escolar contra a existência de apenas uma turma mista.
Em declarações à agência Lusa, Estela Pão-Mole, representante do grupo de pais, justificou o protesto com o facto de ter sido constituída "uma só turma, com um só docente, para os 18 alunos da escola, dos 06 aos 10 anos, do 1.º ao 4.º anos de escolaridade".
"Soubemos no início de julho da constituição de uma só turma com um só docente", contou, referindo que o grupo de pais pediu então à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) que analisasse a situação e que está a aguardar uma resposta.
Estela Pão-Mole afirmou que os pais dos alunos querem que seja colocado "um novo professor" na escola para que seja possível juntar numa turma as crianças do 1.º e do 2.º anos e noutra as do 3.º e do 4.º anos.
"No ano passado, a situação no início do ano letivo era igual" e, após protestos, "foi colocado um segundo professor", lembrou, assinalando que os alunos da escola de Aguiar acabaram por ser os que "tiveram melhor aproveitamento escolar" ao nível do concelho de Viana do Alentejo.
A representante dos pais frisou que, em protesto, o grupo quis fechar a cadeado o portão da escola, indicando que "a GNR já estava alertada" e que os militares estavam esta manhã junto ao estabelecimento escolar.
"Mantemo-nos à porta da escola", afirmou.
As crianças, acrescentou, "não vão às aulas" até que haja "uma resposta positiva" ao pedido de colocação de um segundo professor.
Pais contra uma só turma do 1.º ao 4.º ano em escola no Alentejo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.