Sábado – Pense por si

Padre denunciou 12 sacerdotes por abuso de menores

Diogo Barreto
Diogo Barreto 04 de agosto de 2022 às 22:36
As mais lidas

Um padre recolheu informações sobre 12 sacerdotes suspeitos de abusos sexuais a menores que frequentavam as suas paróquias e denunciou-os à Comissão Independente que investiga abusos na igreja

Um padre entregou à equipa que está a investigar abusos sexuais contra menores na Igreja Católica uma lista com 12 nomes de sacerdotes que terão tido comportamentos abusivos contra crianças. Cerca de metade ainda está no ativo. 

De acordo com ojornal Expresso, o padre entregou uma lista de 12 nomes de sacerdotes de quem recolhera indícios mais ou menos claros de que teriam assediado ou mesmo abusado de menores à Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja (liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht).

Recolheu documentação extensa sobre três padres em particular que, alegadamente, se protegeram mutuamente quando foram acusados de abuso de menores no passado. Alguns dos casos foram investigados pela Igreja e pelo Ministério Público, mas arquivados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres