Sábado – Pense por si

Os amigos e os ajustes diretos do autor da estátua de Camilo Castelo Branco

Marco Alves
Marco Alves 27 de setembro de 2023 às 20:00

A polémica da estátua que o presidente da câmara do Porto quis retirar do espaço público trouxe para a ribalta Francisco Simões. As alegadas ligações ao PCP, à maçonaria e a Oeiras.

Alexandre Pomar, jornalista e crítico de arte, filho do pintor Júlio Pomar (1926-2018), adicionou mais polémica à já causada pelas 37 personalidades que pediram à Câmara Municipal do Porto que mandasse retirar de uma praça da cidade a estátua de Camilo Castelo Branco da autoria de Francisco Simões por ser um “desgosto estético” e uma “desaprovação moral”. Recorde-se que, além de desaprovarem a estética, os peticionários ainda alegaram que a mulher nua a quem o escritor está abraçado é Ana Plácido, escritora e mulher de Camilo, que assim estaria menorizada e objetificada. O texto, citado pelo Público, falava em “exemplar mais ou menos pornográfico” cuja retirada seria um “favor higiénico”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.