Sábado – Pense por si

Ordem dos Enfermeiros alerta para "caos" devido à gripe

A Ordem fez ainda acusações ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e questionou o cargo que ocupa.

A Ordem dos Enfermeiros alertou esta segunda-feira para eventuais complicações nos hospitais e nos centros de saúde devido à gripe, culpando o ministro da Saúde e questionando o cargo que ocupa.

Em comunicado, avançado pela agência Lusa, a Ordem dos Enfermeiros faz acusações ao ministro e fala de questões laborais e salariais, reafirmando a falta de profissionais.

Adalberto Campos Fernandes "não responde às interpelações da OE desde Julho" e nada fez "até ao momento" para reforçar os serviços de saúde, apesar do aviso da Direcção-Geral de que o vírus da gripe pode ser particularmente perigoso este ano.

"Os hospitais continuam sem autorização para contratar enfermeiros para o período de contingência da gripe", refere o comunicado, que cita a bastonária: "Não estamos a acautelar a contratação de enfermeiros. Como de costume, temo que vamos assistir ao caos nos hospitais e centros de saúde".

No documento lê-se ainda que os hospitais devem milhares de horas aos enfermeiros e que o ministro apresenta números "falsos" de contratações.

A média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é de 9,1 enfermeiros por mil habitantes, com Portugal a atingir apenas os 6,1, diz a OE.

Em quase todos os hospitais não se atinge o número mínimo de enfermeiros, mas o ministro não só não responde às exposições da Ordem como aumenta o conflito, exemplificado nos cortes de vencimentos aos enfermeiros especialistas que participaram em acções de protesto, e marcação de faltas a quem participou em greves.

Por esta questão, mas por outras também - como "as polémicas públicas" relacionadas com a 'legionella' ou com o Infarmed ou com a falsificação dos números das listas de espera -, a Ordem questiona a continuidade do ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.