A Ordem fez ainda acusações ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e questionou o cargo que ocupa.
A Ordem dos Enfermeiros alertou esta segunda-feira para eventuais complicações nos hospitais e nos centros de saúde devido à gripe, culpando o ministro da Saúde e questionando o cargo que ocupa.
Em comunicado, avançado pela agência Lusa, a Ordem dos Enfermeiros faz acusações ao ministro e fala de questões laborais e salariais, reafirmando a falta de profissionais.
Adalberto Campos Fernandes "não responde às interpelações da OE desde Julho" e nada fez "até ao momento" para reforçar os serviços de saúde, apesar do aviso da Direcção-Geral de que o vírus da gripe pode ser particularmente perigoso este ano.
"Os hospitais continuam sem autorização para contratar enfermeiros para o período de contingência da gripe", refere o comunicado, que cita a bastonária: "Não estamos a acautelar a contratação de enfermeiros. Como de costume, temo que vamos assistir ao caos nos hospitais e centros de saúde".
No documento lê-se ainda que os hospitais devem milhares de horas aos enfermeiros e que o ministro apresenta números "falsos" de contratações.
A média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é de 9,1 enfermeiros por mil habitantes, com Portugal a atingir apenas os 6,1, diz a OE.
Em quase todos os hospitais não se atinge o número mínimo de enfermeiros, mas o ministro não só não responde às exposições da Ordem como aumenta o conflito, exemplificado nos cortes de vencimentos aos enfermeiros especialistas que participaram em acções de protesto, e marcação de faltas a quem participou em greves.
Por esta questão, mas por outras também - como "as polémicas públicas" relacionadas com a 'legionella' ou com o Infarmed ou com a falsificação dos números das listas de espera -, a Ordem questiona a continuidade do ministro.
Ordem dos Enfermeiros alerta para "caos" devido à gripe
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.