Época balnear arranca a 15 de maio. Indeciso sobre que praia escolher ou curioso sobre se a sua praia preferida tem Bandeira Azul? Tire as dúvidas.
Em 2021, Portugal conta com mais 12 praias galardoadas com Bandeira Azul do que em 2020. Ao todo, 372 praias fluviais e costeiras podem hastear a bandeira que atestao cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade.
Entre as 372 praias de qualidade, 330 são costeiras e 42 fluviais.
Ao todo, 98 municípios têm praias com Bandeira Azul e, em 2021, cinco entraram pela primeira vez na lista: Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja, ao passo que Calheta, na Madeira, voltou a entrar.
Cofina Media
A época balnear abre a 15 de maio e dura até ao final de outubro. Algumas praias vão antecipar o início da época para 12 de maio. Aponte a data e escolha a praia com Bandeira Azul onde tomar banhos de mar e/ou sol:
Portugal continental
Açores
Madeira
Em 2021, quais são as regras a cumprir na praia?
As regras impostas em 2020 mantêm-se este ano. Foi determinado que os utentes das praias deviam assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.
A utilização do areal das praias estava interdita a "atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares".
Nos toldos, colmos e barracas de praia, "em regra, cada pessoa ou grupo só podia alugar de manhã [até 13:30] ou tarde [a partir das 14:00]", com o máximo de cinco utentes.
Foi também instalada uma "sinalética tipo semáforo", em que a cor verde indicava ocupação baixa (1/3), amarelo ocupação elevada (2/3) e vermelho ocupação plena (3/3).
A informação sobre o estado de ocupação das praias era atualizada de forma contínua e em tempo real na aplicação ‘Info praia’ e no sítio na internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.