Portugal é o segundo país da União Europeia com mais casos da variante de preocupação, apenas atrás dos Países Baixos, com 16 casos.
Foi confirmado mais um caso da variante Ómicron da covid-19 em Portugal, subindo para 14 o número total de infetados com a variante que está a gerar preocupação desde a última semana.
REUTERS/Dado Ruvic
Segundo a mais recente atualização do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), "15 casos adicionais da variante de preocupação Ómicron foram confirmados, elevando o total para 59".
Em concreto, "os casos foram comunicados por 11 países da UE/EEE: Áustria (3), Bélgica (2), República Checa (1), Dinamarca (4), França (1, na Reunião), Alemanha (9), Itália (4), Países Baixos (16), Portugal (14), Espanha (2), e Suécia (3), de acordo com informações de fontes públicas", precisa o ECDC.
Portugal, com 14 casos da variante Ómicron, é o segundo país europeu com mais casos da variante, apenas atrás dos Países Baixos, com 16 casos.
O centro europeu explica que "a maioria dos casos confirmados tem um historial de viagens para países da África Austral, tendo alguns efetuado voos de ligação para outros destinos entre África e a Europa".
Além disso, "todos os casos para os quais existe informação disponível sobre gravidade foram assintomáticos ou ligeiros", destaca o organismo europeu, frisando que, "até à data, não foram comunicados quaisquer casos graves ou mortes entre estes casos". A estes acrescem "vários casos prováveis de toda a região, mas estão ainda sob investigação", conclui o ECDC.
Fora da UE/EEE, foram detetados 12 casos em territórios como Austrália, Botswana, Brasil, Canadá, Hong Kong, Israel, Japão, Nigéria, Arábia Saudita, África do Sul, Suíça, e Reino Unido, de acordo com a mesma atualização epidemiológica do centro europeu.
Ómicron. Sobe para 14 o número de casos da variante em Portugal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.