Sábado – Pense por si

Covid-19. Portugal com mais 17 mortos e 4.670 novos infetados

Diogo Camilo
Diogo Camilo 01 de dezembro de 2021 às 14:47
As mais lidas

Este é o maior número de casos no país desde 6 de fevereiro, quando o país atravessava a terceira vaga da pandemia. Número de internados também voltou a aumentar.

Portugal registou esta quarta-feira mais 17 mortes por covid-19, subindo para 18.458 o número total de vítimas mortais desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 4.670 novos casos, o número mais alto de infetados no país desde 6 de fevereiro, quando Portugal atravessava o pico da terceira vaga.

A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a aumentar desde segunda-feira, passando para 349,8 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) nacional desceu ligeiramente para 1,15.

Foram ainda registados mais 2.446 recuperados, com o número de casos ativos a subir para mais de 55 mil - a barreira não era ultrapassada desde 10 de março.

O número de internados também aumentou: são agora 841, mais oito em relação ao dia anterior, dos quais 116 em unidades de cuidados intensivos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.