Sábado – Pense por si

O tesouro de João Rendeiro

Carlos Rodrigues Lima , Ana Taborda 13 de outubro de 2021 às 20:00

São 124 obras que se mantêm apreendidas há 11 anos. A SÁBADO fez uma avaliação da valiosa coleção de arte particular do antigo banqueiro que fugiu à Justiça.

Quem dá os primeiros passos na casa amarela de 442,12 m2, situada no lote 81 da exclusiva Quinta Patiño, em Cascais, depara-se, de imediato, com um acrílico sobre madeira de Noronha da Costa, artista plástico e pintor. Subindo as escadas, no hall do primeiro andar encontra-se uma obra de Frank Stella, norte-americano, cujo trabalho artístico incide em pintura, objetos e arte gráfica. Ao todo, a casa de João Rendeiro alberga mais de 124 obras de arte contemporânea, cuja permanência na habitação a Polícia Judiciária foi esta semana verificar. Depois dessa verificação soube-se que a PJ desconfia que algumas das obras podem ter sido falsificadas e, por isso, vão ser retiradas da casa de João Rendeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.