Sábado – Pense por si

O homem-sombra de Luís Montenegro

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 30 de abril de 2024 às 23:00

Pedro Esteves é o novo diretor de comunicação do Governo. Discreto e empático, tudo passa por ele — até nomeações. Podia ter sido deputado, mas prefere os bastidores.

Dia 29, 14h30. Um desfile de assessores do XXIV Governo Constitucional irrompe em São Bento. É a primeira reunião interministerial de membros de gabinete, coordenada por uma das sombras do primeiro-ministro Luís Montenegro. Não é um ministro, não é um secretário de Estado – e não é um assessor qualquer. Trata-se de Pedro Esteves, chefe de gabinete do presidente do PSD, um homem com um longo currículo de bastidores: liderou o gabinete da delegação do PSD em Bruxelas durante 12 anos, onde se afirmou como braço-direito de Paulo Rangel, e foi diretor de campanha em várias eleições, a mais recente a AD nas últimas legislativas. Com a vitória da coligação, foi escolhido para o núcleo duro de Montenegro como diretor de comunicação do Governo. Herda o título de João Cepeda no despacho de nomeação, mas não herda a máquina de comunicação – e as responsabilidades vão além.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro