Sábado – Pense por si

O homem-sombra de Luís Montenegro

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 30 de abril de 2024 às 23:00

Pedro Esteves é o novo diretor de comunicação do Governo. Discreto e empático, tudo passa por ele — até nomeações. Podia ter sido deputado, mas prefere os bastidores.

Dia 29, 14h30. Um desfile de assessores do XXIV Governo Constitucional irrompe em São Bento. É a primeira reunião interministerial de membros de gabinete, coordenada por uma das sombras do primeiro-ministro Luís Montenegro. Não é um ministro, não é um secretário de Estado – e não é um assessor qualquer. Trata-se de Pedro Esteves, chefe de gabinete do presidente do PSD, um homem com um longo currículo de bastidores: liderou o gabinete da delegação do PSD em Bruxelas durante 12 anos, onde se afirmou como braço-direito de Paulo Rangel, e foi diretor de campanha em várias eleições, a mais recente a AD nas últimas legislativas. Com a vitória da coligação, foi escolhido para o núcleo duro de Montenegro como diretor de comunicação do Governo. Herda o título de João Cepeda no despacho de nomeação, mas não herda a máquina de comunicação – e as responsabilidades vão além.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.