Sábado – Pense por si

O deputado, o autarca e um hospital privado que passou de quatro para sete pisos

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 25 de setembro de 2020 às 07:17

Agostinho Branquinho, ex-secretário de Estado do PSD, é suspeito de ter recebido 225 mil euros para facilitar construção de hospital privado, em Valongo.

Esta é a história do Hospital São Martinho, em Valongo, um unidade privada que, segundo o projeto entregue, em 2003, na autarquia local, deveria ter sido uma clínica com quatro pisos mas, segundo o Ministério Público, devido à influência de um antigo deputado e secretário de Estado do PSD, Agostinho Branquinho, acabou construído com sete pisos, mais três do que o permitido pelo Plano Diretor Municipal (PDM) à época. O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP) acusou nove pessoas por crimes que vão desde tráfico de influências, prevaricação e falsificação de documentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.