Sábado – Pense por si

O deputado, o autarca e um hospital privado que passou de quatro para sete pisos

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 25 de setembro de 2020 às 07:17

Agostinho Branquinho, ex-secretário de Estado do PSD, é suspeito de ter recebido 225 mil euros para facilitar construção de hospital privado, em Valongo.

Esta é a história do Hospital São Martinho, em Valongo, um unidade privada que, segundo o projeto entregue, em 2003, na autarquia local, deveria ter sido uma clínica com quatro pisos mas, segundo o Ministério Público, devido à influência de um antigo deputado e secretário de Estado do PSD, Agostinho Branquinho, acabou construído com sete pisos, mais três do que o permitido pelo Plano Diretor Municipal (PDM) à época. O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP) acusou nove pessoas por crimes que vão desde tráfico de influências, prevaricação e falsificação de documentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.