Sábado – Pense por si

Há cada vez mais pessoas sem acesso a médico de família

Nos últimos meses os centros de saúde fizeram uma limpeza das listas o que fez com que o número de pacientes diminuísse, mas a tendência decrescente inverteu-se em abril.

Aumentou o número de pessoas sem médico de família atribuído, sendo que em abril havia mais 36 mil utentes sem médico de família do que em fevereiro, de acordo com os dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde citados pelo jornal Públicoesta quarta-feira.

O número de pessoas inscritas no Registo Nacional de Utente (RNU) registou um aumento em abril, contrariando a tendência verificada nos últimos meses, avança ainda o diário. A diminuição de inscritos deveu-se a uma operação de limpeza de ficheiros dos centros de saúde que foi feita até março.

Ou seja, apesar da limpeza de utentes inativos - que levou a menos de 300 mil pessoas inscritas nos centros de saúde em julho de 2023 -, o número de utentes com médico de família atribuído não aumentou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.