Sábado – Pense por si

Novo presidente da ULS Viseu foi acusado de assédio

SÁBADO
SÁBADO 09 de agosto de 2024 às 10:32
As mais lidas

António Sequeira apresenta ainda currículo com informações diferentes entre si. Queixas remontam ao período em que chegou agrupamento de centros de saúde do Pinhal Interior, entre 2009 e 2012.

O novo presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Viseu nomeado pela ministra Ana Paula Martins já foi alvo de queixas de assédio moral e sexual. António Sequeira tem apresentado também diferentes versões do seu currículo, nos cargos públicos que tem desempenhado, escreve esta sexta-feira oNascer do Sol.

António Sequeira assume a presidência do Conselho de Administração depois da anterior direção se ter demitido, em junho, na sequência das declarações da ministra da Saúde em relação à qualidade das administrações hospitalares. O novo líder da ULS de Viseu já foi diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior, entre 2009 e 2012 e presidente do Conselho de Administração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede), entre 2016 e 2020. Pertence ao quadro da ARS do Centro.

Foi enquanto dirigente do ACES do Pinhal Interior que acabou por ser alvo de queixas por assédio. Um processo começou como assédio moral e acabou por dar lugar a mais três queixas de assédio sexual. Depois de encaminhado o processo para a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS), o relatório final propôs o seu arquivamento. "Tive mais de 30 pessoas, mulheres, muitas delas dispensadas pelo inspetor da IGAS, que garantiram que ficavam até altas horas da noite  no centro de saúde e nunca tiveram problemas", respondeu o próprio ao Nascer do Sol.

Já quanto às disparidades nos currículos, António Sequeira aparece umas vezes como tendo o Curso de Bacharelato das Tecnologias das Indústrias Alimentares e depois surge como licenciado em Engenharia Alimentar. O administrador refere que o seu curso "tem três designações". Surgem também diferenças em relação ao curso de Marketing que fez no IPAM e ainda em relação à licenciatura em Gestão que tirou na Universidade Internacional da Figueira da Foz, encerrada compulsivamente em 2009, ano em que terminou o curso.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.