Sábado – Pense por si

Há ligações ao PS em 43% dos conselhos de administração dos hospitais

Marco Alves
Marco Alves 19 de junho de 2024 às 23:30

Inúmeros assessores dos gabinetes dos ministros, além de ex-deputados e autarcas, foram nomeados administradores dos principais centros hospitalares do país. Nova ministra da Saúde (PSD) fala em “lideranças fracas”.

Quase metade das 39 Unidades Locais de Saúde (a nova denominação dos grandes centros hospitalares) e dos três institutos de oncologia (Lisboa, Porto e Coimbra) têm administradores com currículo partidário, governamental ou autárquico ligado ao PS. O peso é de 43% e em algumas ULS há mais do que um socialista na administração. No caso do PSD, o peso é bem menor, apenas 14% (ver caixa). Entre aqueles administradores há antigos deputados, líderes de concelhias, autarcas ou adjuntos dos gabinetes dos ministros do partido que esteve no poder de 2015 a 2024.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.